domingo, 6 de dezembro de 2009

Um elefante num poço

Há dias que Nico interrompe silêncios e conversas com uma mesma pergunta.
-Olha, mamai, como é que pode sair um elefante de um poço?
A primeira vez, calamos, rompemos a rir e depois calamos de novo, contagiados pela seriedade do seu olhar. Para ele não parece ser um dilema muito engraçado.
-Como é que pode sair um elefante dum poço?
A segunda vez, tentamos responder:
-Voando com as orelhas!
- Não, mamai, essa não é a resposta correta.
-Sujeitando-se com a trompa!
-A-a... Essa não é a resposta correta.
-Vaziando o poço com a trompa e depois e depois a caminhar...
-O poço é muito profundo, essa também não é a resposta correta, mamai.
-Talvez com uma grua....
A pergunta foi feita pela mestra de Nico, talvez para fazê-los pensar, mas a verdade é que estes dias, na intimidade do carro pela estrada, sob a bilha da ducha, no vagar do pensamento na cozinha, no instante de adormecer... achei na minha cabeça essa pergunta a bater estupidamente, porque como é que pode sair um elefante dum poço?
É preciso reparar no olhar preto e sério de Nico, na sua nacente angústia, quando pronuncia devagar a sua pergunta.

6 comentários:

  1. Yo estaba evitando dar esa respuesta de anónimo....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Molhado!!! agora dorme, mas amanhá vou dar essa resposta para o Nicolás... quero ver a sua cara. E vos conto... nem pensara nisso. Só pensava em salvar o elefante, isso é o que se chama pensamento lateral, suponho. Beijinhos a ambos. Por certo... "anônimo".. acho que sei quem és..

    ResponderExcluir
  3. Tínhades que ter visto a luz saindo dos seus olhos. Acordou, recebeu os mimos todos do despertar sem escola (que sao algo mais demorados que os dias de escola) e depois lhe disse: olha, nico, acho que já tenho a resposta. Abriu mais os olhinhos e continuei: molhado! o elefante do poço sai molhado!
    Entao ficou sério, a pensar, a cravou esse olhar preto no meu, e pensei que nao valia... mas de pronto, iluminou-se e com essa felicidade das descobertas dixo: Sim, essa vai ser a resposta correta!
    Obrigadíssima a ambos.

    ResponderExcluir
  4. PUes sí, te habría gustado. Y más aún cuando regresó del cole con notita incluida en la agenda! Nos/os dieron la enhorabuena! Era la respuesta correcta! La profe, encantadora, nos dio las gracias por preocuparnos... beijinhos..

    ResponderExcluir