segunda-feira, 5 de abril de 2010

Andorinhas

Todos os anos celebro a chegada das andorinhas porque elas rascunham no céu esses dias que tanto esperamos os que moramos sob a chuva. Saio do trabalho nos primeiros dias de Março e procuro entre os pássaros que voam sobre a lagoa do Rosadoiro. Quando as vejo, que normalmente é uns dias antes do S. José, fico feliz. Envio sms aos amigos, dou brincos ao chegar a casa, conto ao Nicolás para que seja feliz comigo... Este ano não comentei que as vim voar cheias de festa dias antes do 19, porque já em Janeiro, para a minha surpresa, havia algum par esvoaçando na Lagoa.
Mas hoje recebi um presente: Maria obsequiou-me com um livro intitulado “El esnobismo de las golondrinas” de Mauricio Wiesenthal. O ano passado ela mesma, também pelo meu aniversário, encontrou outro título: “Vinieron como golondrinas”, de William Maxwell. Um livro delicioso. As andorinhas estão coladas aos meus dias. Se eu for um pássaro, que diria a brincadeira, seria andorinha. Se eu for um som, seria andorinha em Agosto: se eu for uma cor, seria azul andorinha; ser for caligrafia, seria andorinha; se for uma dança, seria andorinha; se for nódoa no céu, seria também andorinha.
Elas estão cá. Levam dias desenhando o céu. Ainda não gritam nas praças adiando as tardes cálidas do verão, mas as pedras começam a recordar.

6 comentários:

  1. Pues no lo había pensado pero tienes, efectivamente, la alegría serena y la elegancia de una andorinha :))
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. mmmm... pues serena y elegante son adjetivos que nunca me habría puesto! Crees que me sientan bien? ;)) beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Tú no has visto cómo te mueves, verdad, cielo? :)) Haz una encuesta y verás!

    ResponderExcluir
  4. Vale, vale... es de lo más bello que me han dicho.. uf....

    ResponderExcluir
  5. Yo, que desde hace semanas sigo atascada entre cosas de carne y hueso, aterrizo por aquí con retraso, como siempre, sólo para decir que el próximo año prometo más.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Entao ficarei esperando também pelas andorinhas de papel! obrigada Maria. Foi lástima nao poder combinar o sábado... Fica para outra.

    ResponderExcluir